Os princípios sustentáveis da Biosaneamento

Você sabe o que são as ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de um plano elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030, que propõe 17 objetivos para os países alcançarem até 2030, tornando-se nações comprometidas com a sustentabilidade global.

O Plano traz novos conceitos  que podem ser utilizados em ações e projetos realizados por governos, indústrias, corporações e pelos cidadãos com o intuito de aderir a uma nova forma de gestão, que considere não apenas aspectos econômicos mas também ambientais e sociais.

Nesse sentido, nós Biosaneamento, como organização sem fins lucrativos de impacto socioambiental, estamos inteiramente ligados aos ODS. Por meio dos nossos projetos nas comunidades, levamos saúde, higiene, dignidade, conhecimento, direitos básicos, promovendo crescimento econômico, qualidade de vida e ambiental.

Ods presentes na BIO

Objetivos 1, 2, 3 e 6.

Os três primeiros objetivos juntos a ODS 6 apresentados pela ONU abordam questões de acesso, vulnerabilidade alimentar e saúde e bem estar. No que diz respeito à essas problemáticas, podemos falar sobre os graves casos de comunidades amazônicas em há mortes causadas por diarréia. Um estudo realizado numa comunidade da periferia de Manaus verificou a ocorrência de 0,2 a 4,8 episódios de diarréia por pessoa por ano, sendo as crianças de 0 a 35 meses as mais afetadas.

A falta de saneamento básico é a maior causa da diarréia, além de outras doenças graves que corroboram para uma sobrecarga no sistema de saúde ou para morte de milhares de pessoas que não tem esse acesso regular. Estima-se que a cada 1 real investido em saneamento básico, gera uma economia de 9 reais em saúde pública. Não precisa ir muito longe pra reconhecer a importância dos ODS.

Em decorrencia disso, a Biosaneamento existe para mudar esse cenário, trazendo qualidade de vida para os cidadãos, saneamento de qualidade e com tecnologias fáceis de utilizar, junto ao tratamento das águas e dos solos a fim de que usem-no de forma segura.

Objetivos  8, 10, 11 E 12.

Uma das comunidades em que trabalhamos é a Vila Moraes em São Paulo, onde temos um projeto em parceria com o Instituto Igua, chamado Comunidade Lab. É um dos nossos projetos que temos como objetivo trazer inovação, desenvolvimento sustentável e conhecimento para os moradores locais. Com isso, estabelecemos uma parceria com os residentes  para levar os mais novos equipamentos de tratamento de esgoto e água, como uma forma de mostrar que existem alternativas mais sustentáveis e baratas para arcar com as condições básicas do cotidiano. Além disso, buscamos parcerias com os fornecedores locais para conseguir os materiais necessários para os serviços, bem como da ajuda de trabalhadores para realizar a implementação.

Dessa forma, estamos atuando com as ODS 8,10, 11 E 12 pois estão inteiramente ligadas ao desenvolvimento social e econômico dessas comunidades de forma que não agrave o meio ambiente e leve condições dignas de trabalho e inclusão. Um dos objetivos dessa comunidade laboratório, é testar e expandir esse projeto para mais locais e siga de inspiração para a criação de novos projetos socioambientais e econômicos.

OBJETIVOS 13, 14 e 15.

Com base em nossos propósitos e nas atividades  que realizamos, fica claro o comprometimento da Bio com a dignidade das pessoas, as questões sociais e com o uso de forma consciente e sustentável dos recursos naturais.

Isso se identifica nas últimas propostas do plano da ONU, onde nós abordamos a necessidade de conscientizar a população sobre os impactos que determinadas ações cotidianas geram no meio ambiente, nas águas, nos solos, no ecossistema e na localidade em que residem. Indo de acordo com o que essas propostas determinam como uma forma de erradicar o acúmulo de substâncias nocivas na natureza, visto que são determinantes na morte de animais e plantas, reduzindo a biodiversidade e levando ao desequilíbrio ambiental. Junto aos problemas no solo que são prejudiciais a produção agrícola e familiar e a alimentação dos animais terrestres.

A partir disso, entramos com os nossos diagnósticos sobre as áreas afetadas e os impactos no ambiente ao redor, na qualidade das águas e na vida das famílias que utilizam daquele meio como modo de produção e higiene pessoal.

Portanto, estamos juntos na luta por uma sociedade mais sustentável que tenha conhecimento sobre os acontecimentos recentes no meio ambiente e na vida em sociedade. Nós acreditamos que podemos mudar a vida das pessoas que impactamos por meio dos nossos projetos, inspirando novas ONGS e instituições a aderirem um viés sustentável e tornando as comunidades mais tecnológicas e conscientes,  desenvolvidas socialmente e economicamente.

Categories :