Indo executar um projeto de geração de energia solar na Vila Restauração (Jordão, AC) a @energisa percebeu que a comunidade não tinha apenas a demanda da energia elétrica, mas também enfrentava graves problemas de saneamento e saúde ambiental.
Para resolver isso chamaram o @institutoigua que buscou parceria com a gente na elaboração da solução.
Firmes no propósito de que saneamento básico é direito universal e de que vale a pena acreditar no que alguns entendem como impossível, atravessamos o país para alcançar a comunidade da Vila Restauração.
Depois de pegar 3 voos e passar 7 horas viajando de canoa, chegamos na comunidade. Ficamos por 4 dias, entrevistando, pesquisando, conversando com as pessoas e analisando a situação em que eles se encontravam. Foram 100 famílias entrevistadas.
Ouvir a comunidade é um passo importante para o sucesso da implementação de saneamento básico de qualidade. É o que chamamos de Diagnóstico, que estuda, escuta, identifica problemáticas e também potencialidades que vão nortear o projeto de soluções para o saneamento.
Depois de diagnosticar, os resultados são registrados em um relatório que traz a proposta de solução: um plano de saneamento básico e gerenciamento de resíduos sólidos personalizado para realidade local.
Chamamos isso de Diagnóstico Integrado Propositivo, o qual engloba todos os dados levantados, considerando a realidade local de forma integral, para no final propor as soluções mais adequadas e de melhor custo benefício.
Gratidão a parceria formada pelo @institutoigua e a empresa @energisa que já levou energia solar para região e agora, conosco e com o poder público, dá mais um passo para entregar saneamento básico a nossa querida Vila Restauração, contribuindo, assim, para a preservação da Floresta Amazônica.
Deixe um comentário