Biosaneamento nas escolas: Projeto Cajamar

Em parceria com a Amazon, nós iniciamos projetos que levaram ferramentas pedagógicas e conscientização ambiental para escolas públicas de Cajamar, região metropolitana de São Paulo, com objetivo de criar futuras gerações mais preocupadas e conscientes em relação às consequências de ações individuais e coletivas com o meio ambiente. 

Em nossos projetos, já instalamos biodigestores nas EMEB Antônio Carlos, EMEB Marcelo Pascoal, EMEB Josué Moreira Sena e EMEB Guilhermina, todas escolas de Cajamar. Mais de 750 alunos foram alcançados, com idades que variam de 1 até 14 anos. As ações foram concretizadas com recursos doados pela Amazon. A cidade é um importante polo logístico para a Amazon, onde a empresa concentra parte de suas operações no estado, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

No projeto de Biodigestores e Horta em Escolas, realizamos aulas teóricas e práticas sobre a importância do saneamento básico para os alunos, instalamos um biodigestor, que gera gás para o refeitório da escola e  fertilizante, que serve de adubo para horta, também implantada pelo projeto. Essas são atividades prático-pedagógicas de educação ambiental, adaptadas à realidade e interesse de cada instituição,fomentando assim, espaços pedagógicos de conscientização ambiental e aproximação das crianças e adolescentes com a natureza. 

Nos preocupamos em mapear problemáticas de cada escola para elaboração de diagnóstico e resolução dos problemas, quando a patrocinadora tem abertura para projetos maiores e de maior impacto Em uma escola que tinha problemas com a potabilidade da água, por exemplo, levamos sistema de purificação da água e adequação das caixas d’água.

Na jornada de universalizar o saneamento básico, acreditamos que é necessário articular, destravar e estimular os projetos de saneamento, envolver agentes públicos, privados e terceiro setor; e também, promover educação ambiental nas escolas, para que futuras gerações estejam cientes de que uma grande parcela da população vive sem saneamento, mas que existe solução para erradicar esse problema.

Categories :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo