Biosaneamento: conheça a ONG dos banheiros

No Brasil, segundo dados do Trata Brasil de 2022, o número de residências sem acesso a banheiro é de 1,6 milhão, segundo dados do Trata Brasil divulgados em 2022. Se considerarmos a média de 3,5 pessoas por residência no país, são mais de 5,5 milhões de pessoas que vivem em locais sem um banheiro. Diante dessa inquietação e desses números, formulamos a ONG Biosaneamento, fundada oficialmente em 2018 e que hoje executa projetos de saneamento básico para famílias de baixa renda.

Como projeto inicial e carro-chefe a ser aplicado primeiramente na Vila Beiramar, desenvolvemos biodigestores. Os biodigestores são capazes de realizar o tratamento do esgoto em até 70%, atendendo, cada um, aproximadamente três famílias. Esse tratamento, que ocorre de forma anaeróbica, ainda produz um biogás que pode ser utilizado como biocombustível e um lodo que serve como biofertilizante.

No início, a principal dificuldade foi encontrar maneiras de atuar nesse mercado, que é operado de maneira exclusiva por grandes companhias de saneamento. Outras dificuldades foram conseguir abrir várias frentes de ações ao mesmo tempo, adquirir conhecimento do setor, ganhar alguma relevância para sermos ouvidos e ter oportunidade de trabalhar junto aos grandes players do mercado

Às vezes, fazíamos as ações durante os fins de semana e eu tinha que trabalhar em outro negócio para o meu sustento. Os voluntários e amigos foram fundamentais nessa fase. Passamos dois anos fazendo ações com voluntários e crowdfunding.

Apesar das adversidades, sempre acreditamos que como o saneamento básico é fundamental para a dignidade humana, ele precisa ser atendido de forma incondicional e emergencial. Quem não tem água saudável ou se contamina com esgotos não pode esperar uma regularização fundiária ou qualquer outro pré-requisito que sirva de justificativa para ter negado esse direito fundamental.Atualmente, mais de 11 mil pessoas foram impactadas em 19 comunidades atendidas. Assim hoje nosso foco de atuação é coordenar equipes multidisciplinares para produzir os diagnósticos, os projetos e acompanhar as obras e a operação pós-obra.

Categories :