Comunidade Indígena recebe projeto da Biosanemento

A ONG Biosaneamento levou infraestrutura para comunidade indígena Tekoa Pindo Mirim, no Pico do Jaraguá, em São Paulo, um projeto viabilizado pelo Edital da Água, do Instituto Mosaic. Na comunidade, houve a construção de uma cozinha comunitária com banheiro, cujo esgoto é tratado em um biodigestor que recebe, também, restos de alimentos e produz gás de cozinha. Mais de 15 famílias foram impactadas diretamente com a iniciativa.

De acordo com Luiz Fazio, presidente da ONG Biosaneamento, organização que atua na universalização do saneamento básico, “ocupar uma parte da área indígena que estava desocupada é fundamental para que não seja invadida. Ao salvaguardar as terras indígenas, o Brasil reforça sua responsabilidade ambiental e social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, sustentável e respeitosa com a diversidade que constitui a riqueza única do país”, destaca Luiz.

Além da instalação do serviço, a ONG acompanha o pós-instalação por no máximo um ano, fazendo a manutenção e orientando os moradores a entenderem os processos. Em alguns casos, órgãos públicos assumem a operação. “E pretendemos ir além desses estados. Estamos buscando a universalização do saneamento básico do Brasil. Para isso, contamos com o apoio de órgãos públicos e parcerias privadas para implementação dos projetos”, afirma o presidente da ONG, Luiz Fázio.

A situação dos indígenas no Brasil passa por terras arrasadas, políticas públicas em reconstrução e racismo institucional. A Biosaneamento entende que entre os desafios das políticas de saúde indígena a serem solucionados no país, está a pouca infraestrutura para atender aos indígenas nos postos de saúde, como a escassez de água potável, eletricidade, internet e saneamento básico.

Dados do censo de 2022 estimam que, atualmente, existem mais de 1,6 milhão de indígenas no Brasil. É preciso fazer com que políticas públicas de saneamento básico cheguem às áreas indígenas, desde que autorizadas pelos donos das terras. A Bio enfatiza a luta pela população indígena e está disposta a apresentar ideias inovadoras sobre o tema.

Categories :